Cursos de Imersão

Cursos on-line (Zoom) abertos ao público em geral e, em particular, aos interessados em psicologia e psicanálise, entender a psique humana, o simbolismo que permeia as nossas vidas, os nossos relacionamentos e muito mais. Todos os cursos tem uma abordagem psicanalítica pós-junguiana, muitas vezes contêm sonhos, analisados e explicados no contexto do curso. 

A duração de cada curso varia de 4 a 6 horas, ocorrendo aos sábados, com a exceção do curso sobre as Deusas que terá duração de 9 horas e incluirá o domingo seguinte de manhã.

Todos esses cursos estarão após três meses disponíveis como cursos prontos que podem ser adquiridos e assistidos depois. Estes cursos são parte da formação em psicanálise pós-junguiana. 

 07 ago 

O arquétipo do grande pai

Zeus, Poseidon e Hades: aspectos do arquétipos paterno. Quais modelos instintuais representam e como se manifestam nos homens? Compreender para entender-se, superar-se, recriar-se. "Símbolo do reino da luz e do espírito, este arquétipo representa o princípio da consciência, do conhecimento e da racionalidade. Protetor e guia na jornada da individuação.

paiarquetipo.jpg

 11 set 

Ego: o que fazer
com ele? 

Ego: essa palavrinha que mais parece um insulto, um conceito tão abusado quando figura abusadora. O que é esse "ego", afinal? O que fazer com ele? Vamos despoluir um pouco a imagem estereotipada dessa ideia, identifcá-la em suas muitas versões dentro de nós e compreender sua importância essencial no projeto da vida (incluindo da sua).

ciclodoheroi.jpg

 09 de out 

O processo de individuação.

"Você sabe o que significa "ser você mesmo"? Quando se usa essa expressão se pressupõe que exista algo que já sabemos que somos mas que não expressamos. É assim com você? Acontece também que às vezes que você sabe o que você não é mas não sabe exatamente o que é.  O que somos nos é em parte desconhecido. Cabe-nos descobri-lo: esta é a jornada do autoconhecimento que abrange o diálogo profundo com o nosso mundo interior e inconsciente. Esse curso é para você entender como funciona esse diálogo e quais são as etapas desse processo que chamamos de individuação."

WhatsApp Image 2021-07-02 at 08.54.09.jpeg

 06 nov 

Deusas: os arquétipos femininos em nossas vidas.

As Deusas são forças psíquicas e metáforas para compreendermos a nós mesmos e ao feminino em mulheres e homens. Conhecê-las é conhecer-se, entender-se e, assim, saber escolher nossos caminhos na vida em sintonia com a nossa essência, libertando-nos assim dos condicionamentos que nos limitam e desviam de quem reamente somos.

deusas2_edited.jpg

 04 dez 

A psicologia da religião e o simbolismo do cristianismo.

No começo era a religião, depois veio a psicologia: uma compreensão interiorizada dos fenômenos religiosos. Os simbolismos presentes na religião que moldou a cultura ocidental (o cristianismo) estão presentes na psique coletiva consciente e inconsciente há dois mil anos. Entender seus significados no contexto psicológico é indispensável para a libertação humana do dogmatismo e, ao mesmo tempo, para que possam finalmente ser absorvidos como nutrientes da evolução da consciência.

religiao.jpg