top of page
  • Foto do escritorAdriana Tanese Nogueira

FLORAIS DE BACH: AS FLORES CURADORAS

Atualizado: 25 de ago. de 2021

Os Florais de Bach são extratos das flores que auxiliam na cura das doenças da alma e atuam no processo de transformação pessoal. Eles equilibram as emoções ao favorecer uma compreensão mais clara de nós mesmos. A ideia do Dr. Edward Bach era a de que entramos em desequilíbrio quando a nossa personalidade (que seria o nosso eu pessoal) se afasta do Eu Superior. Quando nos desviamos dele, surgem as doenças, inclusive as emocionais.


Ao longo da minha caminhada profissional, percebi a diferença que o uso dos florais faz no processo terapêutico psicológico. As flores facilitam o acesso às emoções, tornam mais rápido a compreensão das mesmas, agilizam o entendimento das questões em pauta e, sobretudo, nos ajudam a perceber as nossas verdades. Os Florais de Bach não são um recurso para acalmar e esquecer. Eles apaziguam sim, mas sempre ajudando a entender, a pensar, a perceber, a superar. Na verdade, eles fazem aflorar o que precisa ser observado e, assim, curado. E, importante frisar, não têm contraindicação, sendo úteis para todos: adultos, crianças e bebês.


A terapia floral é uma terapia complementar, ela não substitui o atendimento médico nem aquele psicológico, mas ajuda e acelerar o processo de cura e superação. Apesar os céticos, podemos afirmar que a terapia floral não tem efeito placebo uma vez que animais e bebês podem se favorecer dela.


A escolha do floral segue um raciocínio que não se baseia só nas aparências, uma vez que esta terapia não trata de um problema em si, mas para ter resultado precisa saber olhar para o indivíduo como um todo. Este olhar clínico é muito importante, porque o desavisado ao analisar os 38 florais vai achar que pelo menos metade lhe fariam bem. O que pode ser, mas qual tomar primeiro? E por que? Terapia é método e caminho. Ser terapeuta é saber identificar o fio da meada para progredir com efetividade sem se enrolar num emaranhado de problemas – que sempre existe por baixo do tapete.


No sistema Floral de Bach é importante focar no positivo e naquilo que vai nos levar a recobrar a nossa inteireza e a nossa verdadeira missão de vida. Sendo psicanalista, sempre usei os florais (há mais de 25 anos) para dar suporte ao processo de autoconhecimento e aos desafios emocionais possibilitando uma melhor e mais clara compreensão do que estamos vivendo dentro de nós, consequentemente do que precisamos e queremos. Portanto, o equilíbrio que a gente visa alcançar ocorre em muitos níveis. Cada floral tem uma personalidade e representa um tipo humano, mas também uma fase da vida e um aspecto do momento da pessoa. É muito importante entender com profundidade os Florais como “tipos de personalidade”, porque então começamos a compreendê-los a partir do entendimento da essência, da personalidade por assim dizer da própria flor. Uma vez que conhecemos a personalidade, conseguimos compreender melhor as aplicações nas diversas situações.


A natureza é sábia e nos proporciona inúmeros recursos para recuperarmos nosso equilíbrio emocional, mental e espiritual. O respeito pela natureza, pelas flores e suas propriedades, pode ser aprimorado ao observar os efeitos maravilhosos que o uso inteligente dos florais proporciona.



Adriana Tanese Nogueira - Psicanalista, Filósofa, Life Coach, terapeuta transpessoal, terapeuta de Florais de Bach, autora. www.adrianatanesenogueira.org e www.aellaedu.com - Boca Raton, FL-USA. + 1-561-3055321



curso de florais de bach

64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page