Sigmund-Freud-Carl-Jung-Austrian-psychol

Psicologia para transformação da sua vida

As bases da Psicologia para a Transformação da sua vida - Parte I

Curso on-line

carga horária 40h

BRASIL | Apenas R$ 299

Em até 12x

Objetivo do Curso

Duração: máxima de 12 meses | Início Imediato

O objetivo do curso Psicologia para a transformação de sua vida é trazer compreensão sobre as teorias dos grandes pensadores da psicologia. Nesse curso, que é a primeira parte de uma série de cinco, estudaremos os primeiros 10. A partir do mergulho nesse estudo, você vai poder ir absorvendo novas perspectivas de aplicação prática da psicologia em sua vida. O conhecimento só vale quando conseguimos transformá-lo em experiência. 

 

Criei esse curso para pessoas dispostas, que gostam de se buscar, de se conhecer porque entendem que, à medida em que vão aprendendo sobre si, vão tendo maior permissão para experimentarem sua verdade e viverem com mais liberdade de ser. Ele é também para as pessoas que acreditam que o conhecimento aliado à prática pode trazer mudanças significativas para a vida.

Trouxe aqui o depoimento de uma aluna que contou um pouco da transformação que teve a partir desse curso. Ela fala assim:

Como as bases da Psicologia podem ajudar você a se compreender e transformar a sua vida.
 

No curso Psicologia para a transformação de sua vida, eu vou mostrar para você, a partir da minha abordagem e da minha metodologia, como podemos estudar um conteúdo profundo o complexo de uma forma clara, simples e prática para, depois de compreendê-lo, aplicá-lo na vida, transformando esse conhecimento em experiência.

 

Existem algumas maneiras de trazer mudanças significativas para sua vida. E eu acredito que as mais sustentáveis são aquelas que emergem quando você consegue entender as ideias por detrás dos comportamentos, ou seja, a teoria e assim usá-la para encontrar formas práticas de aplicação desse conhecimento no dia-a-dia. O meu pensamento, então, com esse curso é exatamente esse: decodificar a mensagem principal e traduzi-la para que você possa, além de ter uma melhor compreensão dela, obter ferramentas para você inseri-la na sua vida. 

lzyb1yekugaaolazi48o.jpg

A minha intenção é que, a partir desse movimento, você tenha mais clareza sobre seus processos e mais tranquilidade e liberdade sobre sua caminhada. Quando temos uma visão expandida, conseguimos contextualizar as coisas e, assim, passamos a nos sentirmos mais capacitados e em harmonia com a nossa jornada. 

 

Este curso é para todos aqueles, inclusive psicólogos e estudantes de psicologia, que queiram ganhar conhecimento e um ponto de vista onde teoria e vida concreta se unem. Ele é também para aquelas pessoas que querem resolver questões pontuais em suas vidas rapidamente, sem deixar de considerar que a existência é um processo contínuo de autoconhecimento. 

 

Raquel Lima | Curitiba PR

Adriana é uma grande facilitadora. Em linguagem inteligível traz à luz um entendimento, fruto de um intenso trabalho de estudo e pesquisa e o disponibiliza à quem busca um conhecimento dinâmico. De Pierre Cabanis e Francis Galton ao behaviorismo de Skinner, alguns termos como  fluxo de consciência, conectivismo, Gestalt e a própria evolução do behaviorismo são explicados e aplicados a exercícios de aprendizagem para o nosso tempo. Me identifiquei com um aspecto de cada autor, como se eles fossem eu mesma buscando a resposta para o dilema da humanidade. Nesse longo caminho do autoconhecimento, de compreender quem somos e como funcionamos, o entendimento prático da psicologia se faz útil para todos. 

thumb_210740_cover_header_edited_edited.

Se você quer experimentar essa sensação que a Raquel conta nesse depoimento, para ter mais clareza sobre sua vida e sobre seu processo de autoconhecimento, o meu convite é que você participe do curso Psicologia para a transformação de sua vida. Eu acredito que a conexão entre a teoria e a prática faz uma enorme diferença nesse processo. Aliás, para mim, é a única forma de você realmente fazer um trabalho interno de qualidade. 

 

A Psicanálise pós-Junguiana, conforme Silvia Montefoschi a elaborou, e eu a amplio dentro do meu horizonte e da minha prática clínica de mais de trinta anos, traz uma vertente muito forte sobre o presente. Eu criei o conceito de vida ao vivo para tentar explicar a experiência única de estar plenamente presente a você mesmo. É sobre estar no agora com todos os seus sentidos apurados. Essa escolha nos traz poder e força para estar na vida com todos os seus desafios e desconfortos. Quando conseguimos “entrar na vida”, a gente está vivendo ao vivo. Caso contrário, ficamos vivenciando uma repetição de pensamentos que, facilmente, viram paranoia, como se estivéssemos em looping, em softwares datados, que ficam rodando enquanto a vida passa na nossa frente sem poder ser vivida de verdade.

BRASIL | Apenas R$ 299

Em até 12x

WhatsApp Image 2020-11-26 at 16.05.34.jp
A minha trajetória no processo analítico começou muito cedo, quando eu tinha 16 anos...eu praticamente cresci nisso. Meu bacharelado foi em Filosofia porque respondia à minha necessidade de entender a “natureza humana”. Foi uma caminhada fantástica: a Filosofia traz o conhecimento universal sobre a vida e o ser humano. A Filosofia é uma reflexão sobre o sentido da vida. Enquanto estudava filosofia, fazia meu percurso em análise que me trazia uma visão sobre a realidade concreta, individual, íntima e profunda. Foi uma longa jornada que me permitiu ir mastigando o conhecimento que adquiria no plano dos conceitos universais (o mundo da Filosofia) e aqueles no plano da vivência imediata e psíquica (que é a psicanálise, sobretudo nessa linha pós-junguiana) Assim, fui , cada vez mais, percebendo, a partir da minha vida e reflexões, a relação entre as coisas que eu ia aprendendo e a realidade concreta da vida psicológica. E hoje, a tudo isso, se acrescenta a visão sobre a realidade social, inclusive, sob a perspectiva da psicanálise pós-junguiana de Silvia Montefoschi, em que não faz mais sentido separarmos a sociologia da psicologia.
 
Aos poucos, então, o que parece caos vai mostrando uma ordem interna, as peças do quebra-cabeça da vida vão se encaixando e começamos a enxergar. A visão clara traz paz, serenidade e segurança. Mas ela demanda do seu empenho. Não é um produto de supermercado. Você precisa se comprometer. Este curso Psicologia para a transformação da sua vida, é como um semestre de aprendizado na escola da vida psicológica, a partir da qual você alcança o que está buscando. Somente entrando profundamente no seu trabalho interior, abraçando a sua jornada de alma, é que você vai descobrindo as relações entre o que sente, pensa e faz, e o que o mundo à sua volta lhe apresenta. Não irá mais atuar a partir de estereótipos de comportamento e de mentalidades padronizadas e esclerosadas, conhecimento velho e embolorado; irá atuar a partir da vida real que, inclusive, vai mudando a cada momento. 
 
Eu cheguei nisso porque comecei muito cedo a me trabalhar, processando profundamente tudo o que vivia e o que a vida me trazia. Como diz a Montefoschi, tudo é material de conhecimento. Não há coisa mais importante e menos importante, mais séria ou mais boba. Tudo o que faz parte da sua vida significa alguma coisa. Na psicanálise pós-junguiana, a gente rastreia tudo o que acontece, desde eventos externos que nos tocam até a xícara de chá dessa noite que caiu e quebrou. É preciso encontrar o fio da meada. Sem ele, o conhecimento adquirido forma um conjunto de peças espalhadas e sem relação umas com as outras. 

O conhecimento da Psicologia a partir desse curso segue essa linha. Como eu posso usar isso para a minha vida? O que significa isso hoje? Como que eu posso aproveitar isso para que faça sentido para mim e não seja simplesmente uma informação, mas que eu não saiba como utilizar? 

Então se você quer iniciar ou dar movimento ao seu processo de autoconhecimento a partir desse lugar... de tudo o que eu falei aqui, experimente esse curso:
Psicologia para a transformação de sua vida.

WhatsApp Image 2020-11-26 at 16.05.34.jp

Como vai funcionar?

Nessa primeira parte do curso (lembra que lhe disse que há cinco partes no total), vamos estudar os primeiros dez pensadores como Wilhelm Wundt, Pavlov e B. F. Skinner. A carga horária do curso é de 40 horas. Como queremos aplicar os conhecimentos, há vários exercícios ao longo do curso, exercícios baseados em sua vida concreta. 

 

Algumas perguntas que vamos trabalhar durante o curso para que você amplie a forma como se percebe e se entende:

 

  • Você trata o seu corpo como um organismo vivo?

  • Você ouve e entende o que seu corpo lhe diz? Ou você trata seu corpo como uma matéria a serviço da mente, como faria um cartesiano?

  • E quando esse corpo/matéria não funcionar direito, você simplesmente tenta consertá-lo com algum tipo de reparo? Entende que compreender isso pode fazer toda a diferença para que você busque comportamentos mais alinhados com a qualidade de vida que vai lhe trazer mais harmonia?

 

Essas ideias, por exemplo, vêm do primeiro pensador o qual vamos estudar, o Pierre Cabanis. Ele dizia que os processos psíquicos precisam ser digeridos, que nós precisávamos digerir as experiências. Como um bom Iluminista, ele está querendo trazer os humanos para a Terra, para o nosso corpo, para a Biologia e aí ele diz que a vida biológica tem sensações. Ele afirma: viver é sentir.

 

MÓDULO 1

  • Por que é importante estudar psicologia

  • Psicologia, estudo da alma ou da mente?

  • Psicologia, ciência ou arte?

  • Estrutura do curso

  • Bibliografia de referência

  • O nascimento de uma ciência

  • Pierre Cabanis ou a psique, como o estômago, também precisa digerir conteúdos

MÓDULO 2

  • Francis Galton, por uma psicologia do gênio

  • Wilhelm Wundt, o pai da psicologia experimental

  • William James, como um jovem que não sabia o que fazer na vida se torna um gênio da psicologia e filosofia

MÓDULO 3

  • Ivan Pavlov, o pensador independente que descobriu o que significa condicionar alguém a fazer algo

  • Edward Thorndike ou o aprendizado funciona por tentativas e erros

  • John B. Watson, fundador do comportamentalismo: a pessoa é seu comportamento

MÓDULO 4

  • Max Wertheimer, co-fundador da Gestalt: somos partes de um campo e de um grupo

  • Edward Tolman ou como o comportamento é mais da soma de suas partes

  • B. F. Skinner ou como as consequências de um ato afetam a possibilidade dele ocorrer novamente

O curso está dividido em quatro módulos que lhe farão entender a importância da Psicologia. Será que essa é um estudo da alma ou é da mente? É essa uma ciência ou uma arte?

 

Vamos estudar também Francis Galton, Wilhelm Wundt e William James. 

 

O Galton, primo de Charles Darwin, foi trabalhar com pessoas especiais, mas especiais no sentido das mais inteligentes, mais alguma coisa. Ele criou a Psicologia Diferencial, cujo objetivo é estudar a forma sobre como os indivíduos diferem entre si no comportamento e o processo que leva a essa diferenciação. Galton não estava interessado em identificar o que era normal, mas o que era genial. Quem são as pessoas especiais? Quem são as pessoas diferentes? O que levam essas pessoas a serem diferentes? Como ele é primo do Darwin, ele estava tentando buscar aqueles indivíduos que fazem a diferença, assim como na vida biológica tem aqueles indivíduos que vão evoluir e se destacar. Aí serão passados exercícios para você trazer para a prática da sua vida, para o interior, para sua autopercepção. Faremos um exercício chamado Estar em casa consigo.

 

Depois, vamos trabalhar com Ivan Pavlov e John Bill Watson.

 

O Pavlov foi o russo fisiologista que descobriu os condicionamentos “clássico” ou o conhecido “reflexo condicionado”. Ele descobriu que o cachorro saliva à expectativa da comida, antes mesmo que a comida esteja no prato, descobrindo assim o que é um condicionamento, e como esse vira um automatismo psico-fisiológico. Sendo assim, se a gente tem uma expectativa, já começa a funcionar de uma determinada maneira. Mas ele não queria se resumir a fatos, ele queria ir mais fundo, “Não se torne um mero colecionador de fatos – ele escreveu – mas tente penetrar o mistério de sua origem”. Aí tem a explicação desse conceito na prática e depois a experimentação em exercícios. 

 

Vamos estudar também Thordike, Toleman e Skinner. E para cada um deles, eu vou trazendo a ideia central, a explicação do conceito e, depois, os exercícios. Ainda terá um vídeo aula para cada módulo.

WhatsApp Image 2021-01-10 at 12.30.42.jp

Wihelm Wundt

WhatsApp%20Image%202021-01-10%20at%2012.

B. F. Skinner

Willian James

Proposta

O aluno tem acesso ao Curso a partir de qualquer lugar. Além da capacitação, autonomia e responsabilidade individual. 

Material

4 apostilas digitais imprimíveis por um total de 93 páginas +
8 vídeo aulas.

Prova Escrita

20 perguntas de conhecimento específico e reflexão pessoal valendo 0.5 cada.

Certificado

  1. O certificado é digital e será recebido por email.

  2. R$ 175 - envio regular

  3. R$ 250 - envio urgente

  4. R$ 300 - autenticado

  5. R$ 50 - segunda via digital

NOTA: Os valores pode ser alterados conforme o câmbio do dólar.

Adriana Tanese Nogueira

Psicanalista formada na escola pós-junguiana de Silvia Montefoschi e na escola da vida com suas muitas surpresas. Venho da filosofia (Bacharel), com uma passagem pelas Ciências da Religião (Mestrado) e um PhD em Psicoterapia. Minha bagagem psicanalítica inclui Freud, James Hillman, Erich Fromm, Jung, e vários outros autores do âmbito psicanalítico e não. A experiência biográfica e clínica junto ao constante aprofundamento do autoconhecimento me levaram a estudar e integrar os fenômenos espirituais, os chamados "paranormais" e as vidas passadas. 

IMG_6557.jpg

Quem Sou

Cidadã do mundo, me sinto parte da Europa e das Américas. Nasci no Brasil (interior de São Paulo), cresci em Milão, Itália, moro na Flórida, USA. Estudiosa da psique humana  por mais de trinta anos, promovo a evolução da consciência individual e coletiva, atendo desde 1988.

PERGUNTAS FREQUENTES

Não sou terapeuta nem psicólogo. Esse curso serve para mim?

Sim, esse curso pode ser realizado sem conhecimento prévio de psicologia.

Qualquer um pode fazer esse curso?

Sim, qualquer pessoa.

Qual a carga horária?

40 horas totais.

Eu vou poder assistir depois? Vai ficar gravado?

Você tem acesso a plataforma do Curso durante 1 ano.

Posso pagar no boleto?

Sim, clicando no botão de pagamento, você pode escolher pagar no boleto. ou pelo cartão.

 

Vou receber um certificado final de participação?

Sim, você vai receber um certificado digital após o término do curso.

Inscrições abertas!

BRASIL | Apenas R$ 299

Em até 12x

Quer saber mais?
arrow&v
arrow&v

Obrigada por se inscrever. Em breve entraremos em contato.

Siga nas Redes

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram