A construção e a descoberta de quem somos inicia-se desde a primeira infância. A partir de muito cedo na vida apresentamos a tendência a nos diferenciar dos outros. Ser diferentes não é moda nem manha: é exigência imprescindível de todo ser. Começamos essa jornada desenvolvendo um eu, aprendendo a falar “eu” e a identificar o que nos torna “eu”. E surge, assim, o ego.
Não há nada mais importante do que sermos nós mesmos.
Nada mais importante do que encontrarmos aquela identidade única que define a nossa individualidade.
Você sabe quem você é?
Será que o que você acha que aquilo que é é realmente tudo o que você é?
Na adolescência manifestamos esta busca com mais urgência e às vezes com desespero: separar-se das crenças da família, dar validade às nossas escolhas, desgrudar de afetos e chantagens para poder ter a lucidez de reconhecer qual é o caminho de vida que é verdadeiramente nosso. E surgem a rebeldia, as escolhas impulsivas e radicais, mas também a dor e a culpa.
Escreveu Jung que “A cada passo em direção à individuação, uma nova culpa é produzida, o que requer uma nova expiação. Nossos pecados, erros e faltas são necessários, caso contrário, seríamos privados dos mais preciosos incentivos para o desenvolvimento.”
A maior das culpas é a de ser diferentes: diferentes de quem amamos, diferentes do que é esperado de nós. No foge-foge dos condicionamentos familiares acabamos por nos jogar cegamente nos braços de condicionamentos sociais, buscando outras referências, valores e possibilidade de vida em outros lugares, em diferentes tipos de pessoas, crenças e estilos de vida. E acabamos por “macaquear alguma personalidade eminente, alguma característica ou atividade marcantes.” (Jung)
Confundimos sermos nós mesmos com termos um ego forte no sentido de ser alguém que consegue fazer e ser tudo o que o ambiente que admiramos exige. “Em geral, esta tentativa adulterada de diferenciação individual se enrijece numa ‘pose’.” (Jung)
Porque imitação não é individuação.
“Individuação não é tornar-se em Ego: neste caso, a pessoa se tornar individualista. Um individualista é alguém que não conseguiu se individuar, ele é um egoísta filosoficamente destilado.” (Jung)
R$ 349 em até 12x
É quando falhamos em conseguir imitar personalidades coletivas, quando falhamos em realizar expectativas sociais, quando nos sentimos infelizes com aquilo que é considerado “bom” pelo ambiente no qual vivemos que somos obrigados a uma profunda reflexão sobre nós mesmos. Somos obrigados a dar uma parada e a nos perguntar quem somos. E então pode ter início o verdadeiro caminho da individuação.
ESTE CURSO É PARA:
Quem se percebe bloqueado em seu momento de vida.
Quem se sente confuso e perdido.
Quem não consegue fazer escolhas e é inseguro diante das muitas opções.
Quem não vê opções.
Quem tem dúvidas sobre a própria vocação e caminho de estudo e profissional.
Quem se compara o tempo todo com os outros.
Quem faz mil cursos de autoconhecimento procurando respostas e continua sem.
Quem não consegue ter opinião própria.
Quem não sabe dizer não por que não quer machucar e tem medo de ofender os outros.
Quem se sente inadequado e acuado.
Quem chora muito sem saber por quê.
Quem não se gosta.
Quem acredita que dinheiro e sucesso é o objetivo da vida e não está conseguindo
Quem se pergunta, “Por que os outros realizam e eu não?”
Sobretudo, este curso é para quem está buscando do fundo de sua alma ser ele mesmo porque sabe que somente assim poderá ser verdadeiramente feliz.
O caminho não é fácil nem simples. Toda pessoa que já atravessou algumas das situações acima sabe disso. Aos condicionamentos familiares se somam aqueles sociais e muitas vezes uma pessoa se sente perdida, sem saber quem é; e olha para todo lado no desespero da busca pela resposta achando que em algum canto da terra está escondida a resposta que procura.
Mas não é por aí: "Precisamos estar dispostos a nos livrar da vida que planejamos, de modo a ter a vida que está nos aguardando." (Joseph Campbell)
Quem planejou é o ego com base nos conhecimentos que tem (e nos condicionamentos familiares e sociais!). A vida que está nos aguardando é aquela que já existe dentro de nós, no escurinho da nossa psique, no silêncio cheio de gritos de nossa alma. Está lá e só precisa que nos debrucemos sobre ela.
Neste curso vamos entender como os sonhos preconizam o processo de individuação e como o estimulam, apontando, sugerindo, marcando o passo. Vamos reconhecer na vida real o quão inevitável e profundo é o processo de individuação: uma tendência intrínseca a cada ser, inevitável e preciosa quanto a própria vida.
Quando rejeitamos o processo de individuação, quando não o aceitamos, ele “crescerá de qualquer jeito dentro de nós e, então, será o nosso próprio crescimento interior que nos matará. Se a pessoa tiver uma personalidade infantil, nada mudará, mas se se tratar de uma pessoa que tem uma personalidade superior dentro de si, ou seja, que tem uma possibilidade de crescimento, então sua rejeição do processo de individuação custará um distúrbio psíquico, dor e sofrimento.
No fundo, a neurose é um sintoma positivo. Ela indica que algo quer crescer, que a pessoa não está bem em seu estado atual. Se não aceitarmos o crescimento, ele ocorrerá contra nós, às nossas custas. Teremos uma espécie de ‘individuação negativa’ que é quando o processo de individuação, de amadurecimento e crescimento interior, ocorre de forma inconsciente. Aí, em vez de curar a personalidade, acaba danificando-a.” (Marie-Louise Von Franz)
Individuar-se é o caminho de todo ser que busca a plenitude, a realização de si e a liberdade de ser. Individuação é destino. O potencial interior só está aguardando que você tome conhecimento dele e o assuma. Eis então que terá início a sua jornada do herói ao longo da qual encontrará aquelas “presenças de alma” que falam sua língua e formam com você uma nova sociedade: o grupo de pares aos quais pertencemos.
Durante o curso veremos também como as fases da alquimia preconizam as etapas do processo de individuação. O curso será um laboratório alquímico para a transformação ao vivo do chumbo em ouro.
Aguardo vocês lá!
PROGRAMAÇÃO
-
Individualidade: a preciosidade
-
O que é processo de individuação
-
Sinais de que o processo de individuação começou
-
Sonhos sobre individuação
-
As principais dificuldades no caminho de individuação
-
Autoestima e individuação
-
Sucesso e individuação
-
Dinheiro e individuação
-
Coletividade e individuação
-
Sentido de vida e individuação
-
Crises de pânico e individuação
-
Ansiedade e individuação
-
Responsabilidade e individuação
-
Sonhos sobre as dificuldades
-
O papel da análise no processo de individuação
-
Etapas do processo de individuação pela abordagem da alquimia
-
Nigredo: o breu, crise de valores, crenças e objetivos
-
Albedo: uma intuição aparece, uma ideia, um sonho, uma sensação
-
Citrinitas: trabalhar na roça para fazer crescer algo
-
Rubedo: recebendo o fruto do trabalho suado
-
De chumbo a ouro: do ego coletivo ao eu individuado
-
Individuação em Jung: a vocação humana
-
Individuação em Montefoschi: a atuação humana no universo
Adriana Tanese Nogueira
Psicanalista formada na escola pós-junguiana de Silvia Montefoschi e na escola da vida com suas muitas surpresas. Venho da filosofia (Bacharel), com uma passagem pelas Ciências da Religião (Mestrado) e um PhD em Psicoterapia. Minha bagagem psicanalítica inclui Freud, James Hillman, Erich Fromm, Jung, e vários outros autores do âmbito psicanalítico e não. A experiência biográfica e clínica junto ao constante aprofundamento do autoconhecimento me levaram a estudar e integrar os fenômenos espirituais, os chamados "paranormais" e as vidas passadas.
Quem Sou
Cidadã do mundo, me sinto parte da Europa e das Américas. Nasci no Brasil (interior de São Paulo), cresci em Milão, Itália, moro na Flórida, USA. Estudiosa da psique humana por mais de trinta anos, promovo a evolução da consciência individual e coletiva, atendo desde 1988.
PERGUNTAS FREQUENTES
Não sou terapeuta nem psicólogo. Esse curso serve para mim?
Sim, esse curso pode ser realizado sem conhecimento prévio de psicologia.
Qualquer um pode fazer esse curso?
Sim, qualquer pessoa.
Qual a carga horária?
4 horas totais.
Eu vou poder assistir depois? Vai ficar gravado?
Sim, a gravação estará disponível por 1 ano.
Posso pagar no boleto?
Sim, clicando no botão de pagamento, você pode escolher pagar no boleto ou pelo cartão.
Vou receber um certificado final de participação?
Sim, você vai receber um certificado digital após o término do curso.